Título
APE - USB apresenta Erro de Comunicação com as Bombas
Sintomas
Bombas eletrônicas param de liberar combustível no modo remoto e apresentam erro de comunicação com o APE no SAAF Manager
Causa
Quantidade de Bombas superior a seis(6), conectadas em um único Laço;
Baixo nível de tensão(V) ou corrente(A);
Resolução
Nesse caso é importante destacar alguns itens:
Verificação do Nível de Tensão no Laço de Corrente
Com o laço de corrente desconectado fisicamente e considerando o equipamento em condições normais de uso, a tensão entre a entrada e saída (IN e OUT), deve ser de aproximadamente 24 V.
Com o laço de corrente conectado as bombas devidamente conectadas e operando, em cada entrada e saída do laço na bomba deve-se obter uma tensão, que representa a queda de tensão naquela bomba. Sendo assim, a tensão entre a entrada e saída do laço no APE será a soma das quedas de tensão de cada uma das bombas.
Configuração da Quantidade de Pontos (Endereços)
O APE possui um canal de comunicação que permite a configuração de 26 pontos (endereços). Cada endereço corresponde a uma CPU de bomba conectada ao laço de corrente ou barramento EIA-485.
Podem ser conectadas até 6 bombas por laço, limitadas a um total de 26 pontos por laço.
Chave Seletora de Corrente
A chave seletora permite a mudança de corrente no laço para adequar-se ao padrão do tipo de bomba utilizada, 20mA ou 40mA dependendo do modelo.
Configuração do Modelo de Bomba
O concentrador APE é um equipamento multi-programável. É possível configurá-lo para operar com os seguintes modelos de bombas: Gilbarco Legacy Stratema Igem Duplex Minnow Aspro Develco (Gás) Aspro Metroval (Gás) Straus Galileo (Gás)
Ver manual de instalação:
MI-026_Manual de Instalação APE PAF V2_R01
Esse artigo aplica-se
Instalação e configuração do APE - USB